quinta-feira, 10 de junho de 2010

Retratos do dia seguinte

Hoje, dia de treino, encontrei parte das pessoas com quem estive no caminho. É interessante notar como essa experiência tocou cada um de forma diferente, mas sempre especial.
Todos concordam com as dificuldades do peso da mochila, das subidas, do barro em dia de chuva; mas cada um tirou conclusões muito pessoais. De um jeito ou de outro, alguma coisa mudou.
Lembro de acordar em Luminosa às três da manhã, com a voz inconfundível da Alice, nossa pastora, amiga que organizou e nos guiou pelo caminho,  abafada pelos pingos de chuva na janela. Pensei: " Vai ver que com chuva a gente não vai!"
Não só fomos com nossas capas de chuva coloridas, como enfrentamos toda a lama em ladeiras  intermináveis que compunham esse segundo dia. Acho que foi nesse dia que encontramos "Cheide", nosso mascote no caminho, o cão melhor amigo do homem e de Feliph, nosso treinador. Os dois não se largaram mais, era bonito de ver.              
Estava no início, mas já estava bem difícil, quando demos uma pausa na casa da Dona Inês, Seu Zé e suas duas lindas filhas de olhos enormes e verdes. Que valor! (Arthur, não resisti). Eles nos ofereceram sua casa, seu banheiro e um café doce como uma colher pura de mel. Que delícia! (agora fui eu). Dona Inês vende ainda bem baratinho uns saquinhos de bananinha chips, docinho de banana e doce de leite. Se você passar por lá um dia, não deixe de parar e comprar. O endereço é entre Luminosa e Campista, bem em cima do morro, depois da terceira ou quarta ladeira, não tem erro.

Dona Inês e a menina em retrato do Arthur

O resto do dia quase todo, caminhei ao lado dos MB´s, equipe dos Mó Bacanas que se juntou à nos para percorrer esses dois dias. O Chris, a Moneti, a Marcela, a Bete, a Mayarinha, a própria Alicinha que circula nas duas equipes, nos mostrou que é possível permanecer juntos apesar do ritmo diferente de cada um. Andrea e Diana estavam mais na frente, junto à minha equipe, mas assim mesmo mostrando que a diversidade é que é legal.
Quase não acreditei ao chegar em Campista, aquela pousadinha na beira do Rio, bonitinha e  friiiiaaa. Valeu o calor dos amigos na roda de sopa, pastéizinhos e pinga com mel.  Ai que cansaço! Disso me lembro, como também da boa conversa e o aconchego do cobertor.
Talvez a sensação de cansaço desse dia tenha me deixado meio sem inspiração. Mas agora sei que o sol nascerá no dia seguinte e posts melhores virão.

12 comentários:

  1. Caraca...sua danada sempre me faz "quase chorar!" e prender a respiração entre uma frase e outra, não resisto tenho que comentar sempre vc tem o dom da palavra e de mediana nada tem !!!
    Que honra ter sido sua guia neste caminho, dias desde sei que isso se repetirá ao contrario, serei eu a seguir seus passos e socorrer com um pedaço de micropore.
    Ahhh Arthur menino com nome de rei que imagem linda!!
    Bjs e que VALOR
    Allice

    ResponderExcluir
  2. Que valor! Que texto! Neguinha, ler a sua narrativa é viver novamente cada pedaço desse caminho. Obrigado. Bj e saudade!
    Arthur

    ResponderExcluir
  3. que legal !! eu adoro caminhar, mas com chuva.... só se for na cia dos amigos msm :}

    o layout ta show !!! grande abs

    ResponderExcluir
  4. Keninha,
    Novos caminhos, aproveite bem e seja muito feliz.Lindo texto.
    Tia Cida

    ResponderExcluir
  5. Alicinha, pronta para a próxima! Mas vc continua sendo a pastora costuradora de bolhas, combinado? Bjos, obrigada pelos coms, adoroo.

    ResponderExcluir
  6. Arthur, o caminho não teria sido o mesmo sem você. Que valor!!! Muitos beijos.

    ResponderExcluir
  7. Murilo! Que bacana sua visita. Tô me achando com o novo layout, hehe. Bj e obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Tia Cida, obrigada por tudo, por cuidar de mim e ainda ter tempo de ler o que escrevo. Te amo. Bjo.

    ResponderExcluir
  9. Kenia,

    Que delícia ler seus textos. Vou ficar aguardando ansiosa pelas próximas leituras.

    Bjks
    Bete

    ResponderExcluir
  10. Kenia, que lindo isso...AMEI VER VOCES FELIZES NO CAMINHO..NO DE SETEMBRO ESTAREI FIRME..DAREI UM JEITO DE MUDAR DATA DE TRABALHO....BJO AOS CAMINHANTES

    ResponderExcluir
  11. Bete e Maria Luiza, obrigada por me deixarem compartilhar esses textos com vocês! Tenho certeza que teremos muita história ainda pra contar...Bjs.

    ResponderExcluir
  12. kenia
    Amiga você é incrivel,terminei de ler com lagrimas nos olhos.
    Como não tenho o dom para escrever so posso te dizer que tenho orgulho de ser amiga de uma pessoa tao especial como você....
    bjos

    ResponderExcluir