quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Pra quem não come, como eu

Eu sei que é tarde, mas acordei no meio da noite com fome e só consigo pensar em comida agora. Também queria ter postado isto ontem, ou há pouco mais de uma hora e meia, mas não deu, portanto, devo pensar que insônia e fome fora de hora tem suas compensações.
Quem me lembrou disto hoje foi minha querida amiga Tati, e eu relembrei que cumprimos a tradição no ano anterior. Eu havia feito também com as crianças que cuidava quando trabalhava como babá quando morei fora.
É a tradição da "galette des rois", ou bolo de reis, como queiram. Há quem não conheça como funciona, por isso, vou explicar aqui e também porque é divertido, pode servir para outros anos.

Acontece que em muitos países da Europa, no 06 de janeiro, faz-se um bolo (de receita complicadíssima e essa eu não poderei dar aqui) e esconde-se uma fava, dessas de baunilha, ou uma prenda dentro, pode ser um anelzinho de bijouteria ou algo assim. Parte-se o bolo, e quem "cair" com a fava ou prenda, tem o direito de ser o "rei por um dia" e portar a coroa que acompanha o bolo durante um dia completo.
Pode parecer meio bobo, mas é divertido, principalmente porque portar a coroa te dá o estatuto de "rei" e um dia inteiro pra mandar nos outros, ou pelo menos em quem  você conseguir.
Desculpem o atraso da postagem desta que escreve, mas é que a fome altera minha capacidade intelectual. E estou terminando o "post" bebendo água, caso alguém pense que estou atacando um pedaço de "galette". Isso fica pro ano que vem!


4 comentários:

  1. Oi, Kenia. Sou eu de novo te importunando. Olha, enviei a mensagem para o e-mail que você me passou. Entretanto, como não obtive resposta até o momento, calculei que talvez você não o tenha recebido. Caso contrário, desculpe-me pela insistência. Gostaria de saber se você pode fazer uma avaliação dos meus textos e me passar algumas dicas e sugestões. Estou me sentindo um pouco inseguro quanto à qualidade dos meus posts. Sei que seu tempo deve ser muito restrito; por essa razão, caso não seja possível, entenderei perfeitamente. Um abraço e um beijo... Ah! Já ia esquecendo: obrigado pelo comentário que você deixou no meu blog pessoal.

    ResponderExcluir
  2. Surpresas sejam elas como forem é uma delicia e a possibilidade de ser rei por um dia ????????????? maravilhoso não é ???kkk
    Fiquei aqui a imaginar a situação.
    Sobre fomes na madrugadas devemos ser fortes tomar água respirar e ir domir mesmoooo!! afinal vc sabe trinador mala não persegue (kkkk).
    Feliz 2010 linda e loira como sempre!
    Bj
    Allice

    ResponderExcluir
  3. Alice, pois é, ser rainha deve ser uma maravilha, mas também com muitos protocolos à seguir. Será que a gente conseguiria? rsrs
    Feliz 2010 pra vc tbém , bjos!

    ResponderExcluir