quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Certeza de que?

Direto do hospital, que hoje em dia mais parece um hotel 5 estrelas, resolvi postar minha revolta contra a certitude. Como as pessoas podem ter tanta certeza que vai dar tudo certo?
Estou acompanhando minha mãe numa cirurgia (simples) e é claro que estamos torcendo pra que corra tudo bem. Momentos antes da cirurgia eu mesma disse pra ela ficar tranquila que tudo ia dar certo.
Minha indignação não é contra o positivismo nestas ocasiões. Mas contra um certa "tendência" da medicina, que acha que pode aplacar qualquer sofrimento, inclusive psíquico, com técnicas de exames elaborados e medicamentos de última geração.
Neste final de semana estive num simpósio em que um dos conferencistas, o psicanalista Durval Mazzei Nogueira Filho, definiu muito bem esta tentativa: " A má psiquiatria cria um apego aos significados que impede o sujeito de falar em nome próprio."
E é  de pessoas que falem  mais por si mesmas que precisa nossa sociedade, que digam de  suas alegrias, mas também de suas dores e angústias, sejamos mais normais. Voilà!

Nenhum comentário:

Postar um comentário