segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Julie, Julia & eu

Eu li o livro e agora vi o filme. Ótimo para um final de domingo em que se  quer apenas diversão, não fosse por eu começar a pensar em absolutamente tudo, ou quase, que me provoca algum interesse.

O livro/filme é baseado em duas histórias reais que se cruzam pela paixão. A diferença é que a paixão de Julie é pela culinária e a de Julia, pela vida.

Julie  é uma mulher perto dos 30 anos em crise (nada de novo), com um casamento bacana, mas que passa por momentos difíceis (tudo normal até aqui). Infeliz no plano profissional, pensa num projeto que fosse capaz de lhe dar um motivo para continuar levantando cedo e pegando o metrô lotado,  que a levaria à uma repartição pública em que passa o dia atendendo reclamações ao telefone. Já que gosta de cozinhar, baseia-se no livro "Mastering the Art of French Cooking" de Julia Child, se propõe a fazer 524 receitas em 365 dias e registrar tudo em um blog.

Julia é apenas a mulher de Paul, funcionário da embaixada americana, que procura uma ocupação entre as várias mudanças que é obrigada a fazer por razão do trabalho do marido. Já que o que mais gosta na vida é de comer, começa a cozinhar. Morando em Paris, estuda na "Cordon Blue", passa a conhecer os melhores ingredientes e acaba tendo  um sucesso que é transformado num livro.

Mas a Julia contada por Julie e vivida por Maryl Streep (o que faz toda a diferença), é alguém que poderia dar certo em tudo o que quisesse. Bastaria  aplicar em algo  a mesma dedicação, perfeccionismo e vontade de acertar que tinha pela culínária, pelo casamento ou  por sua irmã e amigos.

Acho que foi essa Julia imaginada por Julie, que a fez descobrir coisas importantes, deu crédito à alguém que pensava-se incapaz de ir com um projeto até o final e possibilitou que tomasse um outro rumo.

Um aviso importante: assistir à esse filme dá muita fome. Mas não uma fome qualquer, só das melhores coisas da vida, como cerejas frescas. Et bon appétit!


3 comentários:

  1. Ke...lindo post! Adorei...
    Fome...de vida, isso é bom!
    Você já tá saindo o inferninho astral!
    Bon appétit!

    ResponderExcluir
  2. humm cerejas, me lembrei de Paris e de meu fromage blanc com geleia de framboesa...puro tesão, a Kenynha colabora deixa o personal saber de suas orgias alimentares (kkkkk)
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. ops como este comentario não saiu meu nome kkkk...BJS ALLICE

    ResponderExcluir