Mostrando postagens com marcador eco. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador eco. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

De taxi vélo por Paris

O Ano é novo e a gente só quer e deseja coisas boas! Vou então botar o pé direito no chão, recomeçar o blog e postar coisas legais, devagar, como deve ser.

No útimo dia do ano fiz um passeio incrível por Paris (se fosse qualquer passeio nesta cidade já seria incrível, eu sei), mas desta vez foi num taxi bicicleta, uma iniciativa bem bacana numa cidade grande que,  não se espantem, neste dias de festa teve um congestionamento maior dos que os que estamos acostumados em São Paulo.

Quando chegávamos em nossa "residénce" parisiense vimos estacionado na rua um taxi que era uma bicicleta puxando uma carrocinha para duas pessoas. Estava escrito "velotaccie". Anotamos o telefone e ficamos empolgados em fazer um passeio diferente e ecológico por Paris.http://www.velotaccie.com/

Ligamos e nos informamos sobre o taxi, que na verdade é um passeio de uma ou duas horas pela cidade, em que te levam em alguns pontos turísticos sugeridos por eles ou pelo passageiro. Marcamos o taxi para o dia seguinte às 13 horas e nos disseram que na hora marcada iria nos buscar um chofeur ou uma chofeuse (uma mulher) o que nos pareceu ainda mais interessante.

No dia 31 na hora marcada, nos esperava na porta de casa, Anne, uma francesa de uns vinte anos, magrinha, que pensamos, não irira conseguir nos levar a lugar nenhum...



Ela: "Bonjour, podem entrar. Faremos um passeio ao longo do Sena, até a torre Eiffel. Lá teremos uma parada e depois levarei vocês onde mais quiserem."
Percebemos que a bicicleta era elétrica, perguntamos à ela, que nos disse: "Sim, e tem mais duas baterias embaixo do banco de vocês" - Ufa! Ficamos mais tranquilos e embarcamos no velotaccie.

Muito interessante é perceber a reação das pessoas, que mesmo numa cidade como Paris, com gente de todos os lugares e de todos os tipos, se impressiona com a iniciativa. Fomos alvo de muitos olhares curiosos e comentários, como o de um Italiano: "Ma é eléeeetricaaa!", espantado como a Anne poderia nos puxar de bicicleta, duas pessoas do nosso tamanho.


As perninhas de Anne que nos levaram por Paris

Meia hora até a torre, pausa para fotos e depois Anne seguiu conosco até a Ópera de Paris. Quase todo o caminho percorremos por ciclovias super bem feitas e sinalizadas e quando íamos para a rodovia, os carros respeitavam, teve até ônibus que seguiu um tempo grande atrás de nós, dando passagem.



















Fiquei pensando em que outro lugar uma garota como Anne poderia ter este tipo de trabalho. É fabuloso uma jovem poder escolher, e tomara que seja mesmo uma escolha, ter um trabalho "eco" em que pode pedalar e ganhar algum dinheiro para se manter. Ao menos ela foi muito simpática e parecia confortável em seu trabalho, uma típica francesa que pedalava tranquila com sua bolsa pendurada no guidão.

Quanto a nós, nos divertimos com as pessoas ao redor, com Anne e sua bolsa e tendo uma visão diferente de Paris, dentro de um taxi vélo. Et voilà!

 Anne com o Arthur e o detalhe da bolsa no guidão





quarta-feira, 10 de março de 2010

Namoro (Eco) - sustentável

Mal chegou na família e já ganha um post,  mas é por merecimento.
O Kiko, namorado da minha prima, é um cara que se preocupa com tudo o que é "Eco". Acho que se importa mesmo com o planeta, o que é louvável.

Mas não espere esse tipo de visão que todos temos, reciclar o lixo ou economizar água do banho. O que ele pensa vai além. Outro dia, tentou me explicar um projeto de um banheiro "seco". É uma coisa mirabolante, meio separada da casa, você sobe uma escada e suas necessidades vão cair num buraco com umas folhagens...eu não consigo reproduzir a explicação.

A Debora minha prima, antes muito cosmopolita, tem se interessado. Arrumou uma receita de bolo integral (delicioso, acrescento!) na qual utiliza seu magnífico liquidificador do futuro, presente do namorado. Vejam vocês mesmos:


LIQUIDIFICADOR DO FUTURO

O magnífico eletrodoméstico funciona "à muque", e você vai girando de acordo com a força necessária para cada preparo, ou seja, tem a opção de várias velocidades. Segundo o próprio Kiko, o aparelho, por exemplo, não destrói as sementes do maracujá, tornando as receitas muito mais naturais e integrais.

Outra solução para a gastança do mundo moderno, a Dé me apresentou por esses dias. Meninas, não corram à farmácia, porque a compra é só por encomenda. Trata-se do ECOabsorvente.


ABSORVENTE DO PASSADO

Além do desing avançado, a idéia se não lhe parece muito prática, é muito econômica. Custa R$ 22, 00, mas é reutilizável e você  poderá lavar quantas vezes conseguir. Se quiser levar na bolsa, não se esqueça de adquirir também o porta-absorvente feito de caixa de leite. Não é fantástico?

Bem, com tantas soluções pensadas para o futuro, acho que o que fica sustentável  é o namoro. E por esse torço mesmo! Debora e Kiko, obrigada pelas dicas e um grande beijo!!